quinta-feira, 9 de julho de 2020

Home (2019)

Home de Inês Ribeiro e Daniel Vicente (Portugal) é uma das curtas-metragens presentes na competição oficial da Região de Leiria da sétima edição do Leiria Film Fest.
Esta curta-metragem de animação, onde a memória é, uma vez mais, o centro da história, apresenta uma personagem que se delicia e recorda os momentos passados, os amigos tidos, aqueles que já se perderam e todo um conjunto de momentos que um simples postal encontrado a fazem lembrar. As memórias que ficaram para trás, para esse passado já vivido e tantas vezes esquecido são aqui despertados não só pelos momentos maus mas sobretudo pelos bons que perduram e lhe conferem a identidade que, tantas vezes esquecida, a definem enquanto a pessoa que agora, nesse presente-futuro, é.
Quem é ela? Quem foi? O que poderá vir a ser? Tudo questões que são equacionadas quando as memórias encerradas numa pequena caixa de recordações - qual compartimento de uma vida bem arrumada - ganham vida e a levam a ponderar todo o seu passado e como as mesmas contribuíram para ser quem é... naquele dado momento. Da solidão do momento à incerteza que o dia de amanhã poderão vir a representar, Home é sobretudo uma homenagem ao espaço onde todos sabemos ser um porto de abrigo de porta aberta onde se esperam que todos os julgamentos e incertezas se mantenham... um lar.
Uma curta-metragem de reflexão sobre todo um passado, Home é uma homenagem àquilo que fomos e que tantas vezes foi esquecido pelo caminho e compartimentado numa memória única e pessoal.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário