quinta-feira, 9 de julho de 2020

A Menor Resistência (2019)

.
A Menor Resistência de Rafael Marques e Francisco Moreira (Portugal) é uma das curtas-metragens presentes na secção oficial da Região de Leiria da sétima edição do Leiria Film Fest.
Estrada Nacional 2 - Norte para Sul de Chaves para Faro. São 738 quilómetros de montes, vales e planícies onde tudo se atravessa e o abandono ganha forma. O tempo tem outra forma de se afirmar e avança a um ritmo muito próprio e é esta documentada viagem entre dois amigos que, acompanhada de várias conversas, regista a imagem desse país perdido no tempo.
Sob uma interessante perspectiva de como existe um país para lá daquele que conhecemos e que nos é próximo pela inovação e modernização das redes rodoviárias, A Menor Resistência revela a ideia de um Portugal esquecido na memória do próprio tempo quase irreal para aqueles que nasceram nesta pós-modernidade. Mas... é aqui que permanece a inovação desta curta-metragem que se apresenta com toda uma inovadora abordagem de filmar aquilo do qual já ninguém se lembra do tal dito "Portugal profundo" mas que, no final, se mantém como um aglomerado de imagens não aprofundadas de todo um itinerário nacional. Existe uma premissa inicial, existe um projecto mas não existe o plano que documente per si a viagem que foi feita. Essa, a existir, ficou junto dos intervenientes que a percorreram de Norte a Sul sem que o espectador participe, de facto, na mesma.
.
5 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário