sábado, 11 de julho de 2020

Dernier Acte (2019)

.
Dernier Acte de Miguel Amendola Borrallo, Yohan Gantelet, Antonin Géral-Ariès, Lucie Krencker, Clara Obeidi e Geoffrey Rakotoarisoa (França) é uma das curtas-metragens de animação presentes na respectiva secção da sétima edição do Leiria Film Fest.
A época de caça está aberta. Dois caçadores executam a estratégia maior... infiltrar-se no território do inimigo disfarçados com peles de animais... e tentar a sua sorte.
Em terra de cego quem tem olho é rei. Nada mais certo do que este antigo ditado popular para traçar as intenções de duas personagens que pensam ter decifrado o código absoluto para dominar os animais que tão desesperadamente tentam capturar. Numa savana onde todo um conjunto de animais selvagens têm o seu próprio código, dois caçadores tentam, pela trapaça, retirar os seus lucros e dividendos sobrevivendo assim num universo que não é o seu.
Repleto de humor e algum sarcasmo, esta é a "confirmação" de que por vezes se consegue sobreviver num território que não é o seu ou, pelo menos, que existe a possibilidade de adaptar todo um conjunto de regras e normas previamente conhecidas para que uma inesperada nova realidade ocorra e os locais ditos "normais" de cada um sejam agora... outros domínios. Quando as interacções entre improváveis novos "amigos" se firmam e todo um novo universo se estabeleça como a realidade de alguns... desmistificam-se lugares, papéis "sociais" e até mesmo personalidades que, afinal, não eram tão intransigentes como inicialmente se queriam dar a conhecer.
Típica animação onde se invertem as realidades conhecidas pelas personagens que dela fazem parte, Dernier Acte é um divertido conto sobre sobrevivência firmada no engano e no engodo mas que confirma sempre a vitória do mais preparado... o selvagem. Um selvagem resistente e que tantas vezes demonstra qualidades mais humanas do que aqueles que o são. Divertida e capaz de captar bons momentos de comédia numa animação refinada, principalmente quando conhecemos a sua realidade enquanto obra académica, Dernier Acte permite ao espectador um conjunto de bons e bem dispostos momentos de humor na linha de uma animação mais tradicional que, em boa medida, fez parte da juventude de tantos de nós.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário