sábado, 1 de dezembro de 2012

Entrecampos (2011)

.
Entrecampos de João Rosas, que foi cancelada no primeiro dia da competição nacional do Córtex, viu no final do segundo dia finalmente concretizada a sua exibição.
Esta curta-metragem conta-nos a história de Mariana e do seu pai que se mudaram de Serpa para o bairro de Entrecampos em Lisboa após a mãe ter morrido. Depois dos primeiros dias na capital serem passados com as arrumações pelo seu novo apartamento, chega o dia de Mariana começar as aulas. Com a confusão e conhecimento de uma nova cidade, Mariana perde-se nos transportes indo parar a outro qualquer local longe de onde deveria estar.
É no segundo dia que consegue finalmente travar conhecimento com Nicolau, um prestável colega de escola, e depois com Simão, o seu irmão mais velho que os leva a passear pela cidade e apresentá-la a alguns dos seus pequenos recantos.
Esta curta de João Rosas dá um interessante retrato sobre as transformações na vida de uma jovem criança que após perder a sua mãe, que deduzimos ser o seu principal pilar, vê-se a braços com toda uma nova vida num local de onde não é e onde tudo lhe parece diferente e de proporções gigantescas. Mas por sua vez, também nos mostra o oposto... a possibilidade das novas amizades, dos novos conhecimentos e de como uma simples pessoa pode transformar toda uma vida para melhor assegurando assim uma melhor inserção num espaço e num grupo, terminando da forma como esperamos... com a possibilidade de um novo e melhor começo.
Simpática e bem estruturada na sua construção é, no entanto, mais um daqueles trabalhos que merecia uma maior duração para explorar mais as suas personagens, permitindo assim explorar mais "Mariana", o seu passado e principalmente olhar para o que a aguarda no seu futuro.
.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário