domingo, 2 de dezembro de 2012

O Canto do Rocha (2012)

.
O Canto do Rocha de Helvécio Marins Jr. é uma curta-metragem documental e a última a ser exibida na secção competitiva nacional desta edição do Córtex, em Sintra.
Nesta curta-metragem, a mais frágil de toda a competição deste ano, remete-nos para um breve olhar, na primeira pessoa, a Alfredo Rocha, um ex-traficante e agora proprietário de um café nas Fontaínhas do Porto que ocupa os seus tempos livres a praticar karaté, cantar fado e a ser essencialmente uma alma transformada do pequeno espaço que dirige.
Os intervenientes nesta curta quase parecem surreais e em diversas ocasiões pensamos que mais não se trata do que uma comédia que por algum motivo não se concretiza em absoluto... No fundo talvez por sabermos que é um caso real e não ficcionado. Se o fosse, o surrealismo que transpira por estas "personagens" teria feito deste filme algo interessante e do qual quereríamos ter mais tanto a nível do desenvolvimento daquelas figuras como também da sua história passada e presente. Tem os seus momentos mas na prática é "tímido" demais para nos sentirmos satisfeitos, nunca conseguindo assim atingir um clímax que nos satisfaça.
É, no fundo, um objecto curioso do qual queremos ver mais mas que, por não se desenvolver ou se mostrar, nos faz perder o interesse que nele depositamos.
.
.
4 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário