S9 David Grachat de Felippe Gonçalves é uma média-metragem documental portuguesa que nos dá uma pequena abordagem à vida desportiva de David Grachat, uma das esperanças parolímpicas portuguesas que tem disputado algumas das mais importantes provas da sua especialidade.
Este documentário é construído através da realização de diversas entrevistas a alguns importantes intervenientes na vida deste atleta português, nomeadamente o seu treinador que o acompanha de perto em todo o seu percurso desportivo, bem como a alguns amigos que com ele partilharam diversas competições internacionais onde participaram.
À semelhança de tantos outros documentários, este trabalho de Felippe Gonçalves é também ele rico num contributo informativo aproximando-nos de alguns detalhes e considerações sobre a vida de um atleta de alta competição. No entanto este filme não se limita ao relato exaustivo dos factos e, distanciando-se de muitos outros, atribui um lado humano ao retrato do seu principal interveniente, o atleta David Grachat, mostrando o outro lado da competição onde, pelo meio dos treinos que efectua, consegue também reservar muito do seu tempo a conhecer atletas de outros países, conviver com eles e estabelecer aquilo que, pensamos nós, falta muitas vezes nestas competições... camaradagem, espírito de equipa e de entreajuda, sendo esse aliás, um dos seus pontos mais fortes. Dar uma dimensão humana a um documentário que tem, normalmente, uma componente muito mais descritiva e informativa.
Este filme surgiu igualmente numa altura francamente importante. Como produção do ano de 2011, e se pensarmos que neste passado Verão foram efectuados em Londres os Jogos Olímpicos e Parolímpicos, este teria sido um bem conseguido e interessante trabalho para que não só as salas de cinema como também algum canal de televisão lhe tivesse pegado e divulgado para podermos conhecer um pouco mais o dia-a-dia de um dos nossos atletas que quer fosse medalhado ou não representou o país que tem, por tantos momentos, uma falta de representantes com quem a população per si possa criar empatia e identificação.
O documentário que foi recentemente disponibilizado online numa rede social, e que agora também deixo aqui disponível para poderem apreciar, é assim um interessante documento sobre a vida de um dedicado atleta de alta competição que consegue também reservar um aspecto fundamental na vida de qualquer indivíduo... a sua humanidade e que, graças a ela como podemos ver os testemunhos de alguns entrevistados, consegue não só conquistar os lugares das medalhas mas também, bem mais importante, a simpatia daqueles com quem convive.
.
.
8 / 10
.
Sem comentários:
Enviar um comentário