quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ajuda-me (2012)

.
Ajuda-me de Arcadiy Kulchinskiy, Janine Silva, Mariana Beja e Ricardo Batalha é uma curta-metragem portuguesa que mistura o suspense e o terror com o drama.
Filipe (Romeo Sousa), é um pai atormentado com a morte da sua mulher. Depois do desgosto da viuvez e de manter a sua filha Sofia sózinho, ele decide casar com outra mulher e assim poder dar-lhe uma mãe. No entanto, os azares voltam a suceder quando Sofia também morre deixando Filipe num completo desespero e alheado da sua vida.
Quando a sua vida parecia não poder ser pior começa misteriosamente a ouvir o som da caixa de música da sua filha vezes e vezes sem conta até que um dia... a revê para a descoberta de uma triste e cruel realidade.
Aquilo que apreciei mais nesta curta-metragem é o facto de conseguir, por diversas ocasiões, criar uma atmosfera verdadeiramente fantasmagórica. Quer logo no seu início quer através de alguns planos recriados no exterior, que apesar de escassos funcionam bastante bem, fica-nos a real impressão de que não estamos sózinhos e, independentemente de sabermos ou não aquilo que nos acompanha, não deixa de ser verdade que sombras, luzes e reflexos estão espalhados por todo o lado.
De parabéns está também Romeo Sousa, o actor principal, que consegue suportar aos seus ombros a quase totalidade da interpretação desta curta e de uma forma bastante convincente e credível ao ponto de percebermos que aquela vida está realmente atormentada.
Um desfecho interessante e alguns efeitos especiais credíveis e bem conseguidos fazem desta curta um trabalho a ver e dos mais bem conseguidos para o género que, apesar de já explorado, nem sempre dá os melhores frutos.
.
.
"Só a verdade pode acabar com os pesadelos. A mesma pode também ser a sua causa"
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário