terça-feira, 5 de junho de 2018

Survive (2016)

.
Survive de Richard Rowden (Reino Unido) é uma curta-metragem que recupera - uma vez mais - o género de filme pós-fim do mundo no qual a Humanidade tal como a conhecemos deixara de existir.
Num espaço temporal em que a persistência de uma guerra mantém a escassez dos recursos, Zach (Rowden) e Talib (Chuku Modu), procuram a improvável liberdade numa fuga que parece não ter fim. Resistirá o Homem ou as Máquinas que controlam os indefesos?
Ainda que um género que seduza de imediato o espectador que aprecia o tipo de histórias em que a Humanidade é colocada à prova primeiro face aos seus medos e depois forçada a abraçar o seu semelhante como forma última de uma sobrevivência que parece amaldiçoada, Survive encontra a essência de um universo apocaliptico nas montanhas e nas planícies britânicas para, com o recurso a alguns efeitos especiais visuais e sonoros recriar a ideia de que o mundo "lá fora" está a milhas de distâncias daquilo que qualquer um de nós - deles - alguma vez conhecera.
Intrigante pelo seu majestoso cenário natural capaz de rivalizar com qualquer um fabricado para dar o pontapé de saída a uma qualquer história deste género, a curta-metragem de Richard Rowden perde-se, a seu tempo, num certo misticismo bíblico de fim dos tempos que persuade o espectador a acompanhá-lo numa viagem sem aparente destino deixando, no entanto, muito por cumprir daquilo que havia anunciado. É claro, para o espectador, que nos encontramos numa dessas histórias sobre o já anunciado fim dos tempos mas, ao mesmo tempo, fica incerto o destino que o realizador quis apresentar com Survive deixando ao seu público a certeza de que as suas intenções de retratar esse apocalipse se encontram lá mas sem grandes ambições de revelar o estado ou os efeitos do mundo tal como é neste espaço físico e temporal.
Dinâmico para o género e com um interessante trabalho de fotografia da autoria de Yannick Hausler e da equipa de efeitos especiais, Survive apenas se fragiliza na vontade de uma história sobre um qualquer fim bíblico que, na prática, depois não se concretiza.
.

.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário