terça-feira, 5 de junho de 2018

2024 (2016)

2024 de Elena Z. e Mattia T. (Itália) também autores do argumento desta curta-metragem centrada num universo pós-apocalipse onde um inesperado sobrevivente tenta encontrar o seu próprio espaço e escapar às investidas de um grupo de estranhos mercenários que percorrem as mesmas matas em que se encontra.
Com breves momentos em flashback que, de certa forma, indiciam o resultado final desta trama, 2024 denota a sua clara inspiração num universo The Walking Dead (2010) sem que, no entanto, o espectador aqui vá encontrar uma história onde os mortos-vivos controlam a Terra. As referências ao género são óbvias... do inesperado assobio à la Negan às milícias armadas das quais o nosso protagonista tenta escapar são os pequenos detalhes que fragilizam toda esta curta-metragem. Esqueça o espectador - por momentos - as referências à série televisiva com milhões de fãs e concentre-se sim nos lugares comuns que aqui são filmados ou mesmo os pequenos erros que nenhum sobrevivente cometeria começando, logo de imediato, por caminhar num espaço semi-deserto onde pretende escapar de um agressor mas, ao mesmo tempo, ter em sua posse objectos metálicos que indicam a sua presença a qualquer agressor que o procure... Sobrevivência?! Ou talvez não...
Ainda com sérios problemas no que diz respeito à captação de som que oscila entre o mediano e o fraco, 2024 compreende-se como uma curta-metragem amadora ou como objecto experimental de ensaio da sua dupla de realizadores com claras referências sobre aquilo que pretende construir, com assumida paixão pelo género e que criou uma pequena obra com os meios ao seu dispôr. Obra cinematográfica de excelência? Longe disso... um trabalho de paixão e de amor por uma arte e por um género? Certamente que sim!
.

.
2 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário