domingo, 10 de junho de 2018

Academia Portuguesa de Cinema - Prémios Nico 2018: os vencedores

.
A Academia Portuguesa de Cinema anunciou ontem os vencedores do Prémio Nico que atribui pela segunda vez encontrando, entre eles, um realizador, um actor e uma actriz. Os Nico devem o seu nome ao actor Nicolau Breyner e visam distinguir jovens e emergentes talentos do cinema nacional.
.
.
Um dos galardoados é o actor José Pimentão nomeado este ano para o Sophia de Melhor Actor pelo filme Al Berto, de Vicente Alves do Ó a sua primeira longa-metragem. Entre o seu percurso cinematográfico encontramos um conjunto de curtas-metragens onde se destacam Turn (2014), de José Luís Lopes, Puto (2014), de Bernardo Carvalho e Fabiana Tavares, Lux (2015), de Bernardo Lopes e Inês Malveiro, Ninho (2016), de João P. Nunes, Ivan (2017), de Bernardo Lopes e tendo ainda em produção a curta-metragem Eva (2018), novamente de Bernardo Lopes.
.
.
O segundo dos galardoados é o realizador Pedro Pinho - também com um percurso cinematográfico como produtor, director de fotografia e editor - e este ano nomeado para três Sophia nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Adaptado por A Fábrica de Nada, tendo saído vencedor deste último.
Para além de A Fábrica de Nada, Pedro Pinho realizou ainda as obras Bab Sebta (2008), Um Fim do Mundo (2013) e As Cidades e as Trocas (2014).
.
.
Finalmente, a terceira e última galardoada deste ano é a actriz Oksana Tkach que protagonizou a longa-metragem O Fim da Inocência, de Joaquim Leitão ao lado de actores como Sofia Alves, Virgílio Castelo e Ricardo Sá.
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário