segunda-feira, 4 de junho de 2018

The Birch (2016)

.
The Birch de Ben Franklin e Anthony Melton (Reino Unido) é uma curta-metragem que revela a história de Shaun (Aaron Thomas Ward), um adolescente atormentado pela ira de Kris (Charlie Venables), um violento colega que tudo faz para o perseguir e maltratar. Mas, no momento em que a sua avó se prepara para partir para outro mundo, deixa-o com um estranho voto de protecção sobre alguém que irá preservar a sua segurança...
Cliff Wallace juntamente com a dupla de realizadores criou este argumento tendo como por base um tradicional conto de terror onde uma alma atormentada em vida encontra, num ser de outra dimensão, um inesperado aliado que o vingue dos seus carrascos. Fugido que está de um agressor que o tem vitimizado, e encontrando-se num momento de fragilidade em que se prepara para perder aquela que tem cuidado de si como um filho, "Shaun" estabelece essa tal improvável relação com uma entidade que tem tanto de assombroso como de natural, deixando o espectador num limbo sobre a empatia (ou falta dela) que se pretende criar com tão bizarra e sobrenatural personagem.
Assim, num misto de mitologia pagã onde a Natureza surge como uma personagem/entidade com poderes ultra-sobrenaturais - e não o será na realidade? - e conto urbano onde a jovem personagem principal (ainda adolescente) é a vítima de um dos seus pares sedento da sua constante humilhação, The Birch afirma-se como um daqueles filmes curtos - excessivamente curtos acrescento - que daria toda uma intensa história de terror sobrenatural capaz de explorar não só a influência desta entidade "natural" (ou demónio subterrâneo?!) assim como toda a sua influência na mente e nos comportamentos do jovem "Shaun" agora desprotegido e sózinho face às amarguras e tristezas de uma vida que nem sempre lhe sorri.
Dotado de uma direcção de fotografia de Jonny Franklin que capta muito da atmosfera do tradicional filme de terror bem como de toda uma cor e bruma mística de um ambiente natural, The Birch prima pela qualidade da sua execução assim como por todo um potencial que poderia ir muito mais além e surpreender pelo terror da dependência entre humano e sobrenatural assim como das suas (in)esperadas consequências.
.

.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário