quarta-feira, 6 de junho de 2018

The Looking Planet (2014)

.
The Looking Planet de Eric Law Anderson (EUA) é uma brilhante curta-metragem de animação sobre, no fundo, a criação do planeta Terra - e do Universo - tal como o conhecemos.
Lufo (voz de Samuel Hery), é um jovem idealista membro do Congresso Cósmico de Engenheiros. Os seus sonhos de auto-expressão artística dão-lhe o impulso e a iniciativa para se exprimir num Universo ainda por se definir. Poderá o seu amor pela criação fazer nascer um novo e admirável planeta?
O realizador e argumentista Eric Law Anderson cria uma das mais surpreendentes, apaixonadas e premiadas curtas-metragens dos últimos anos ao sintetizar nos seus quinze minutos todo um conto de iniciativa, paixão, independência, liberdade e expressão individual expectável naquele que o espectador pode considerar e achar de e sobre um bom filme. E é aqui que reside a tal magia que se espera de uma história onde a criação e a expressão de uma individualidade se querem fazer sentir. Desde cedo que o espectador se deixa levar pelos encantos do jovem "Lufo", um simpático e afável extra-terrestre (quando ainda nem existia esta designação pela ausência de noção de Terra) que deseja com todas as suas energias encontrar uma forma especial de fazer nascer o sonho da sua expressão... algo que o represente e, de certa forma, aquele que será o seu legado para um futuro ainda distante. "Lufo", sem conhecimento de causa daquilo que a sua criação poderia trazer ao mundo, é essencialmente o inesperado pai de todo um planeta que cria através da deslocação pontual e pertinente de outra planeta... a Lua. A influência que a sua expressão artística exerce sobre as potenciais formas de vida que aqui existiam - à altura - foi fundamental para toda uma manifestação de evolução para todos os séculos de mudança que estavam porvir. No entanto, não é esta evolução que está aqui em destaque mas sim a forma apaixonada com que o jovem "Lufo" se deixa levar quando tudo à sua volta - os seus superiores - parecem estar contra a sua vontade.
"Lufo" é a expressão animada de todos os grandes criadores que se deixam levar pelos seus sonhos e por uma extrema paixão para com a sua arte e que criam verdadeiras obras capazes de manifestar, após a sua concretização, todo um conjunto de pensamentos, correntes ou expressões artísticas que marcam os tempos futuros. Aqui, "Lufo" cria com a sua obra artística, o exemplo maior de manifestação de um tempo... Ao deslocar a Lua e com o exercício da influência desta sobre a Terra - como criador de um objecto de arte cujas consequências desconhecia -, este jovem deu forma à única forma de evolução que, a vida tal como a conhecemos, alguma vez conheceria. Enquanto criador de arte, não só manifesta com a sua obra toda a sua paixão como principalmente dá corpo a uma expressão individual e criativa que desafiou os seus limites ou, pelo menos, aqueles que lhe haviam sido impostos enquanto "jovem" criador.
Inesperadamente dramática e surpreendentemente emotiva pela forma como entrega ao espectador a paixão de um grande artista no corpo de "Lufo", The Looking Planet é uma das mais agradáveis e imaginativas curtas-metragens, reflexo de uma animação contemporânea onde os limites da informatização e dos efeitos especiais são inexistentes... tal como a obra de um grande criador.
.

.
9 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário