terça-feira, 26 de novembro de 2019

Alien: Containment (2019)


Alien: Containment de Chris Reading (EUA) é uma das curtas-metragens realizadas no âmbito dos quarenta anos da saga Alien iniciada em 1979 por Ridley Scott.
Depois de uma quebra na quarentena na nave em que viajavam, quatro sobreviventes a bordo de uma pequena cápsula tentam compreender se escaparam ilesos ou se um deles transportam um inesperado ocupante.
Na tradição destes pequenos contos complementares à história "mãe", Alien: Containment consegue em dez breves minutos recuperar o medo claustrofóbico que os seus predecessores criaram e num espaço que o próprio espectador nunca chega a reconhecer na sua totalidade - apesar dos diversos elementos  visuais e sonoros que nos transportam para a saga original - é real a tensão da incerteza sobre que rodeia quem, sobre os traumas que podem ter ficado de um momento de terror que acabaram de viver (e o qual compreendemos de imediato com a destruição da nave em que viajam) e sobretudo sobre o estranho "ocupante" que pode estar escondido no veículo aparentemente mais insuspeito.
Curioso enquanto um potencial filme-projecto introdutório a uma história mais evoluída e desenvolvida pois existe sempre a curiosidade do que está para lá do "Do Not Open" final, este Alien: Containment sofre apenas dessa incapacidade - pela própria duração do filme - de ir mais além na sua narrativa e explorar o que poderá ter acontecido dentro da nova nave para a qual se dirigem e que os recolhe. Afinal, não é da natureza humana descobrir o que está para lá do suposto aviso e proibição?
Finalmente fica ainda um apontamento positivo para a direcção de fotografia de Howard Mills que consegue, quarenta anos depois, recuperar muito do espaço visual do título original que se observou em Alien transformando sombras em momentos ocupados pelo tal "algo" desconhecido compreendendo, o espectador, que esse tal passageiro se esconde nas mesmas observando e estudando a sua próxima vítima.



7 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário