segunda-feira, 18 de maio de 2020

Girls' Night (2020)

.
Girls' Night de Julie Koehnen (EUA) é uma das curtas-metragens presentes na competição do Trapped Film Festival que nesta versão online apresenta um conjunto de filmes curtos do género de terror e fantástico.
Três amigas estão num encontro numa cabana na floresta. Mas... não estão sozinhas... a vigiá-las está um estranho homem que as persegue. Mas... nem tudo o que parece... é!
Todo o argumento desta curta-metragem, da autoria de Sara Atkinson, é uma velada homenagem ao género em questão exibindo todos os indícios de uma história de terror psicológico, com leves toques de humor, que se apresenta e revela - e aos seus intervenientes - muito lentamente. Da cabana na floresta ao isolamento de um conjunto de inesperadas vítimas passando pelo predador e as já esperadas pistas sobre como fugir de um local repleto de perigo, Girls' Night é, cedo compreendemos, toda uma paródia da qual não iremos escapar sem alguns sorrisos... senão pelo óbvio será certamente pela já mencionada homenagem que recupera com graciosidade o cinema de género.
Mas, do terror (de género) ao humor vai uma pequena distância e, quando não bem executado, é este último que ganha o seu próprio espaço confrontando todos os lugares comuns que o mesmo nos habitua e entregando ao espectador uma história que se assume para lá do terror, como uma história ligeira da qual inesperadamente se consegue retirar mais pela paródia das personagens que são aqui lançadas num universo muito particular e ganham uma liberdade própria longe das fronteiras a que normalmente estamos expostos. Porque nem todos os predadores o são ou, por sua vez, estão preparados para encontrar vítimas que se recusam a sê-lo, Girls' Night é, tal como o próprio título indicia, a noite onde as "miúdas" tomam as rédeas dos seus próprios destinos e dizem finalmente, em alto e bom som, que basta da vitimização a que tantas vezes a mulher está sujeita nestes filmes.
Capaz de retirar o melhor do género e das suas personagens, ainda que o argumento fosse francamente modesto no que diz respeito às mesmas, toda a elaboração desta curta-metragem consegue captar o melhor do seu estilo e revelar um potencial interessante onde os habituais padrões e lugares comuns do mesmo são, finalmente, quebrados.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário