quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mr. Magorium's Wonder Emporium (2007)

O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos de Zach Helm é um filme digamos "fantasioso" com a participação de Dustin Hoffman e Natalie Portman nos principais papéis.
O dono de uma loja de brinquedos mágica (Hoffman) já ultrapassa os 200 anos de idade e quer deixá-la à sua assistente (Portman) antes de partir. Pelo meio tem de fazer uma estimativa de quanto vale a dita para poder declarar tudo e deixá-la assim em testamento. Quando morre toda a magia fica temporariamente perdida até que Portman volte a acredita de novo. Não só na loja como muito particularmente em si própria.
Visualmente o filme consegue ser rico pois quase na sua totalidade assistimos a uma enorma explosão de cor e de efeitos especiais pois a acção decorre quase totalmente numa loja de brinquedos.
Se considerarmos também que a banda-sonora do filme é composta por Alexandre Desplat, certamente esperamos uma partitura rica e emocionante, o que se confirma, e é como tal um dos elementos mais fortes do filme.
No entanto, aquilo que a todos atrai em primeiro lugar são os actores que dão rosto pelo filme. Considerando até só os dois principais posso afirmar com segurança que têm aqui aquele que é possivelmente dos papéis mais fracos da sua filmografia não só pelo pouco conteúdo que têm como também pela falta de emoção e de expressão que transportam para compôr as suas respectivas personagens. Os seus desempenhos soam mais a ler o guião que têm à frente do que propriamente comporem personagens elaboradas e com alguma história e emoção a transmitir para nós, o público.
Assim, de história pouco tem, de interpretações é fraco quase a roçar o nulo, e os únicos elementos que conseguem sim dar alguma pouca credibilidade ao filme são, como referi anteriormente, os efeitos visuais e a banda-sonora brilhante que, contudo, não consegue salvar o filme de ser uma desgraça pegada.

3 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário