sexta-feira, 30 de abril de 2010

Undertow (2004)

Contra-Corrente de David Gordon Green conta com a brilhante participação de Jamie Bell no papel principal, excelentemente secundado por Dermot Mulroney e Josh Lucas e ainda com a participação especial de Kristen Stewart, num filme sobre a violência e especialmente sobre a sua existência no seio da família.

Este é fundamentalmente o enredo do filme. A violência e sobre as diferentes formas como esta se manifesta. Seja a violência pelos segredos que consomem as respectivas almas. A violência física e psicológica. A violência através do trabalho constante e árduo. A violência perante a falta de afecto. A violência para com o próprio corpo através de diferentes formas de auto.mutilação. E simplesmente a violência pelo poder de a praticar.
As interpretações do filme estão de facto inspiradas e são claro de destacar a prestação de Jamie Bell que se reinventa constantemente entregando desde os tempos do saudoso Billy Elliot filmes onde se "despede" definitivamente da imagem de um tímido rapaz de um pequena cidade mineira.
Já Josh Lucas entrega um papel onde podemos assistir ao prazer da violência pura e dura. Simplesmente pelo que ela de facto é: violência. Apesar da sua prestação ser mais secundária do que a de Bell ela é no entanto, a central e a que se sente predominante em todo o filme.
Com tudo isto assistimos ao mesmo tempo a um retrato da América profunda afastada do estrelato e do movimento das grandes cidades. Uma América essa onde as pessoas se vão degradando e morrendo a um ritmo muito mais lento e pouco dignificante.
O único defeito que encontro neste filme, e que consegue em várias ocasiões distrair da atenção que pretendemos ter para com ele, são as mudanças de situação/cenário que ocorrem. A imagem pára por momentos como se fosse ali o final do filme, quando na realidade é apenas a mudança de um local para outro onde a acção decorre, em vez de haver uma passagem mais suave onde existisse um seguimento natural das mesmas. Ao vermos o filme parece então que existem vários cortes no que se passa nesse exacto momento quando, na realidade, apenas é uma passagem de uma cena para outra.
Fora isto todo o filme está bem conseguido e dinamizado, repleto de boas interpretações e de uma história que tem tanto de interessante e cativadora como de repulsa e distanciamento por parte dos espectadores.




7 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário