sábado, 3 de novembro de 2012

Contact (2002)

.
.
Contacto de Kieran Galvin é uma curta-metragem irlandesa que participou numa das anteriores edições do QueerLisboa e que nos conta a história de Paul (Michael Teulon) um homem que se vê a braços com a morte do seu companheiro de vida e que regressa agora a casa.
A família sem saber da sua homossexualidade ou desta sua recente perda, estranha o seu comportamento mais isolado e distante o que levanta algumas questões mas Paul está, no entanto, num estranho período de luta pois envolve-se numa nova situação de "engate".
Aquilo que de melhor tenho a dizer desta curta-metragem, e que fundamentalmente acaba por ser o único aspecto positivo dentro de um argumento já vezes e vezes rebatido onde o "engate para esquecer" parece ser o único propósito desta pessoa, é o seu trabalho de fotografia que consegue com a ausência de cores, luzes excessivas e sombras retratar na realidade o que se espera de um período menos bom, e de luto, pelo qual uma das suas personagens está a atravessar.
Tudo o resto neste trabalho acaba por ser um imenso cliché sobre a homossexualidade e que já está visto em tantas curtas que acabam por criar uma imagem estereotipada da mesma. Poderia ter sido mais interessante se explorasse a imagem e ideia de luto mas assim acaba por ser apenas "mais uma" de muitas.
.
3 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário