O Cágado de Luís da Matta Almeida e Pedro Lino foi uma das curtas-metragens presentes no primeiro dia da competição nacional da terceira edição do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, a decorrer no Centro Cultural Olga de Cadaval.
Enquanto caminha um homem encontra um cágado. Curioso com aquele animal pensa em contar a todos a sua descoberta esquecendo assim, por momentos, o animal. Quando regressa ao mesmo local já não o encontra passando assim a escavar o chão como forma de o reencontrar. Esta missão de proporções que ainda lhe seriam desconhecidas só revelam a sua teimosia em encontrar algo que percebe tardiamente ter estado sempre ao seu alcance.
Com um final que pretende alcançar uma reflexão sobre o que é realmente importante na vida... Reclamar algo que poderá nunca vir a ser uma nossa "posse" mas que perseguimos com todas as nossas forças ou, por sua vez, admirar aqueles pequenos detalhes com que tantas vezes nos cruzamos e aos quais damos invariavelmente tão pouca importância, esta curta-metragem de animação é um interessante (mas infelizmente muito curto) trabalho desta dupla de realizadores que julgo ter potencial suficiente para poder ter sido um filme bem mais longo onde se poderia ter desenvolvido mais a árdua tarefa de um homem em alcançar o inalcansável.
.
.
7 / 10
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário