Danny Glover tem aqui uma presença que nos incomoda pela sua violência, mas que está perfeita na sua elaboração.
A sensualidade que a Margaret "Shug" Avery nos trás a este filme apenas é ultrapassada pela sensibilidade que depois nos mostra, e pelo afecto que dá à personagem da Whoopi.
E a grande, GRANDE Oprah "Sofia" Winfrey... que não precisaria fazer absolutamente mais NADA no cinema porque aqui demonstrou em todas as frentes o que é o verdadeiro papel de uma actriz. Emocionante e forte. Sentimental e duro. É ela que tem uma das presenças mais significativas do filme bem como um dos seus mais poderosos e simbólicos discursos:
"Sofia: Sat in that jail, I sat in that jail til I near about done rot to death. I know what it like to wanna go somewhere and cain't. I know what it like to wanna sing... and have it beat out 'ya. I want to thank you, Miss Celie, fo everything you done for me. I 'members that day in the store with Miss Millie - I's feelin' real down. I's feelin' mighty bad. And when I seed you - I know'd there is a God. I know'd there is a God."
Neste filme tudo é bom... As interpretações como já referi são muito coerentes e extremamente boas. Qualquer uma delas sem excepção o que aliado a um bom argumento, como é o caso, faz logo à partida um potencial excelente filme (como se confirma).
Há no entanto que não esquecer excelentes cenários na qual para mim reina a cena final (não, dessa não vou deixar aqui qualquer vídeo pois para quem não viu TEM de ver para saber e perceber daquilo que falo).
É também muito boa a banda sonora, que teve em Quincy Jones um dos seus mestres, e da qual deixei aqui já um belo (o mais) dela para que se sinta e perceba a importância que este tem ao longo de todo o filme, que é por si só uma obra sem qualquer defeito.
No meio de tudo isto resta-me dar a ressalva do muito bem entregue que foi o Globo de Ouro de Melhor Actriz Drama à Whoopi Goldberg por este seu desempenho. É algo de reconfortante perceber que por vezes há papéis francamente bons que são recompensados.
Lamento no entanto que este que é um BELÍSSIMO filme e que foi recompensado com 11 nomeações aos Oscars da Academia, não tenha durante a cerimónia visto nenhuma (nem UMA) dessas nomeações ser convertida numa estatueta. Não que isso torne o filme menos importante, pois é soberbo demais para se manchar com a "falta" de prémios. Eles simplesmente iriam fazer brilhar aquilo que já é estelar.
Mais um filme que considero não ser de perder por ninguém por ser do mais belo que a Sétima Arte nos poderá alguma vez oferecer.
"Celie: [lunging towards Albert with a knife] I curse you. Until you do right by me everything you think about is gonna crumble!
Sofia: Don't do it Mrs. Celie. Don't trade places with what I been through.
Shug: Come on, Celie, let's go to the car.
Sofia: He ain't worth it, he ain't worth it.
Albert: Who you think you is? You can curse nobody. Look at you. Your black, you're poor, you're ugly, you're a woman, you're nothing at all!
Celie: Until you do right by me, everything you even think about gonna fail!"
10 / 10
Sem comentários:
Enviar um comentário