segunda-feira, 6 de julho de 2009

Malèna (2000)

Malèna... Chamar pérola ou obra prima a um filme pode por vezes parecer pretencioso, mas como também já assumi que o cinema italiano é constituído por vários excelentes exemplos da Sétima Arte, já ninguém levará a mal se apelidar esta obra de Giuseppe Tornatore como sendo um dos expoentes máximos do cinema (podem chamar-me exagerado).



Para aqueles que conhecem a obra do Mestre Tornatore (o post inaugural deste blog é sobre uma das suas obras), sabe que ele já nos habituou (e bem) a grandes fimes (Baaria chega depressa), e como tal este Malèna é um dos filmes que qualquer amante cinematográfico não pode deixar de ver.


Começa por ser passado numa época conturbada da História e a qual me fascina logo à partida. É sempre terreno muito fértil para boas histórias. E de seguida tem um atractivo imenso que é a sua actriz principal... Monica Bellucci. Ela tem aqui um filme que a projectou a nível internacional, e que na altura a levou a uma das actrizes potencialmente nomeadas a Oscar de Melhor Actriz. Havia de ser nomeada ao Prémio do Público no European Film Awards, do qual não foi vencedora, injustamente. E sim... ela tem um papel absolutamente formidável.


A história que é profundamente dramática centra-se na sua personagem e na admiração, curiosidade e sexualidade que desperta num jovem siciliano, brilhantemente desempenhado por Giuseppe Sulfaro.

O retrato da Sicília dos anos 40 está perfeito. O fervoroso "bom comportamento" que não o é no fundo, os costumes e a moral e o sempre presente drama familiar. Este Malèna é um brilhante filme de época, um drama arrebatador que anuncia a mudança da vida de várias pessoas, muitas das quais através da suposição e da mentira. Tudo acompanhado além das belissímas interpretações que já referi, de um guarda roupa extremamente bem elaborado por Maurizio Millenotti, e especialmente por uma magistral (mais uma) banda sonora composta pelo sempre grande Ennio Morricone, da qual fica aqui um pequeno aperitivo:





Sem revelar muito esta é uma bela história sobre a transformação e sobre a mudança. Sobre aquilo que aparenta contra o que de facto é. Sobre os preconceitos que temos e sobre aquilo que estamos dispostos a aceitar. É uma história sobre dedicação, amor e entrega.


"Renato Amoroso: From now on, I'll be at your side. Forever, I promise. Just give me time to grow up."

Há filmes que nos ficam na memória por um ou outro aspecto que nos conseguiu emocionar. Este fica-nos na memória porque é um filme que transborda emoções de início ao fim. É uma constante descoberta evolutiva de emoções à medida que cada imagem passa.

Sentimos amor... sentimos entrega... sentimos comoção... sentimos compaixão... sentimos dor... revolta... angústia... Sentimos...


.
"Renato Amoroso: Time has passed, and I have loved many women. And as they've held me close, and asked if I will remember them, I've said, "Yes, I will remember you." But the only one I've never forgotten is the one who never asked... Malena."
.
(é daqueles que poderia dar um 11) --> 10 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário