quarta-feira, 22 de julho de 2009

Moulin Rouge! (2001)

Uma história sobre a verdade, a liberdade e especialmente o amor. Tudo isto numa cidade e numa época em que nenhum deles deveria ser usado... Isto é Moulin Rouge! de Baz Luhrmann.

Descrevê-lo numa palavra é, ao contrário do que possa parecer, possível. No entanto a palavra escolhida só pode ser uma.... GENIAL! É totalmente bem pensado todo o filme desde o início ao final.
.
Paris, ano 1900. A palavra de ordem é revolução. Mudou o século... espera-se que mudem os costumes e as mentalidades.
E começa a história... Baz Luhrmann foi francamente feliz nos seus trabalhos anteriores mas este supera todos eles. Moulin Rouge não é apenas um musical. Moulin Rouge é um verdadeiro espectáculo visual onde todos os sentidos têm de estar alerta e ainda assim há sempre a possibilidade de perder alguns dos fantásticos elementos que compõem o filme. Tem de tudo... Música (MUITO BOA) dos anos 80 e 90 que ouvimos de tantos cantores como David Bowie ou de Elton John adaptado à Paris do início do século XX e à maior casa de espectáculos da época e fantásticas coreografias elaboradas com precisão (o momento do tango Roxanne está do mais bem conseguido que alguma vez se poderá ver... sim adorei realmente o filme por isso não lhe vejo defeito possível), drama, comédia, sedução, homens ricos e influentes, cortesãs e um eterno apaixonado... tudo.
.
As interpretações são do mais alto nível. Nicole Kidman está perfeita e teve uma merecidíssima nomeação ao Oscar de Melhor Actriz que lamento não se ter convertido no seu primeiro Oscar. Para mim era a justa vencedora. Por muito boas actrizes que haja acho que é a ela que o papel cai que nem uma luva. Arrisco-me a dizer que será o papel da vida dela apesar do Oscar ter vindo por outro filme igualmente BOM. O seu par romântico, Ewan McGregor, está igualmente bom. Ambos com dotes vocais que desconhecia o que só fez com que fosse mais uma agradável surpresa. E será impossível esquecer o grande Jim Broadbent no papel de Zidler o dono do Moulin Rouge.
.
Em termos técnicos considero que o filme está também brilhante. É impossível encontrar defeito em toda a elaboração dos cenários que retratam o mais famoso cabaret do mundo. Claro que hoje em dia é já bem diferente daquilo que era nessa altura mas se consultarmos imagens da época... está perfeito. O mais engraçado disto tudo é que temos o Moulin Rouge em.... Sydney.
Tal como os cenários também em termos de imagem e luminosidade e o extenso guarda roupa do filme são do mais bem conseguido possível.
.
Gostei do filme e do que fizeram do argumento e da realização. Está uma história excelente e emotiva sem ser de recorrer à lágrima fácil. Consegue equilibrar os momentos musicais com os de drama sem se tornar algo confuso, e os momentos de drama com os de comédia sem se tornar algo demasiadamente estranho, o que por vezes não consegue resultar da melhor forma.
.
E se alguém passa o tempo todo do filme com dúvidas, dúvido que não se tenha rendido ao momento musical final Hindi Sad Diamonds...

.
Não sei se existe uma legião de admiradores do filme pois já é sabido que por algum motivo que me ultrapassa a Nicole Kidman não consegue reunir muitas simpatias, no entanto tanto ela como o filme pelo menos têm um fã confesso... EU.




"NO LAWS

NO LIMITS

ONLY ONE RULE

NEVER FALL IN LOVE"

10 / 10

2 comentários:

  1. Este não posso deixar de comentar de imediato!! Há uns quantos posts que quero comentar depois de os reler mas este TEM que ser já "de rajada".

    Fui ver este filme no auditório da faculdade, numa das noites de cinema promovidas pelo Núcleo de Cinema da FCT/UNL. Grupo de amigos e colegas, todos muito entusiasmados e, no final, apenas um descontente com o filme... Moi même!!

    Pois é, não gostei do filme!! Saí de lá com aquela sensação de estar tudo fora do sítio, tudo trocado, as músicas completamente inadequadas do argumento e dos cenários. Valeram as interpretações da Nicole e do Ewan que acho sempre fabulosas.

    Contudo, uns tempos depois, obriguei-me a rever o filme, desta feita já em DVD. E, então, entendi tudo!! As cenas, as músicas, o guarda-roupa, tudo pareceu encaixar na perfeição para, como num momento de pura clarividência, me fazer entender, finalmente, o filme.

    Acabei por ficar com outra opinião a respeito do filme: ADOREI!!

    (Paulo, se conseguiste chegar a este ponto sem teres um AVC, ainda bem... LOL)

    Quanto à Nicole... Não é a minha actriz favorita, de todo! Mas reconheço-lhe o mérito desde a primeira vez em que a vi, numa série de TV chamada "Regresso a Banguecoque".

    O Ewan... Gosto. Acho que é um daqueles actores que não se mostram assim em demasia mas, quando se mostram, saltam à vista. Gostei de o ver, recentemente, como Camerlengo em "Anjos e Demónios".

    Obrigado por mais um bom texto sobre um BOM filme. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Ah bom... Eu quando li que não havias gostado do filme preparava-me já para também de "rajada" dar-te uma descompostura. No entanto lá me contive e li o comentário todo primeiro e VÁ LÁ que o resto foi aceitável lol é IMPOSSÍVEL haver quem não tenha gostado deste filme (bem sei que há mas enfim...)

    ResponderEliminar