sábado, 11 de julho de 2009

Marie Antoinette (2006)



Que me desculpem os demais críticos e cinéfilos mas Marie Antoinette de Sofia Coppola é uma das obras-primas cinematográficas dos últimos tempos. O porquê ? Se não bastasse o filme ser uma verdadeira peça sobre a História Europeia, o simples facto de contá-la de uma forma totalmente inovadora é a meu ver genial.
A história do filme propriamente dita não trás novidades a ninguém pois já todos nós sabemos os destinos trágicos da família real francesa, no entanto o que é de inovador neste filme é a forma como tudo é contado e filmado. Os cenários naturais, isto é, do próprio Palácio de Versailles e dos seus jardins dão um toque muito mais autêntico criando o ambiente perfeito para este filme.
A banda sonora... A EXCELENTE banda sonora do filme que recorre a grandes êxitos dos anos 80 (sim, é verdade) dá um ambiente moderno e muito, arrisco-me a dizer "hip" ao filme tornando-o mais apelativo ao público que pode ver um filme de época acompanhado de êxitos musicais relativamente recentes e de que toda a gente se lembra.
Os diálogos são deliciosos pois estão revestidos de uma ironia cortante típica daquilo que pensamos ser a corte.

"Marie-Antoinette: This is ridiculous.



Comtesse de Noailles: This, Madame, is Versailles."


As interpretações são também francamente boas. Kirsten Dunst foi extremamente bem escolhida para o papel de Marie Antoinette. As restantes interpretações na sua maioria secundárias mas relevantes para a história são também muito bem conseguidas mas destaco a brilhante Judy Davis no papel da Condessa de Noailles e a de Asia Argento que faça o que fizer em que filme fôr deixa sempre a sua marca bem firme.

O guarda-roupa não poderia ser melhor ou não fosse ele vencedor de Oscar (infelizmente foi a única nomeação que o filme teve) elaborado pela sempre perfeccionista Milena Canonero (de referir que havia sido nomeada também pelo The Affair of the Necklace também ele sobre a época de Marie Antoinette, e que brevemente também aqui irei comentar).

Para quem aprecia filmes históricos e de época este filme é bom pois tem todos os ingredientes que se pretendem ver desde os bons desempenhos, os cenários reais, um guarda-roupa de excelência e um argumento bem conseguido. Para aqueles que esperam ver uma nova abordagem a este tipo de filmes, então este aqui é perfeito porque além de tudo o anterior ainda tem uma banda sonora actual que consegue prender a atenção dos mais cépticos (basta ver o trailer para perceber isso).

Antes de Marie Antoinette já tinha visto de Sofia Coppola o The Virgin Suicides que achei interessante mas pelo qual não morri de amores (lamento àqueles que são entusiastas) e depois vi o Lost in Translation do qual fiquei fã. No entanto foi este Marie Antoinette a que me rendi e com o qual fiquei ansiosamente a aguardar o novo trabalho da realizadora. Correndo o risco de usar o cliché.... foi uma enorme lufada de ar fresco através da sua explosão de história, cor e música.

E para quem tudo isto não chegue que me conte sobre o que achou dos últimos vinte minutos do filme... Duvido que não tenham apreciado!



"Louis XVI: Are you admiring your lime avenue?


Marie-Antoinette: I'm just saying good-bye."




10 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário