quinta-feira, 2 de julho de 2009

[Rec] (2007)





Mais um filme de terror ? NÃO.



Mais um daqueles filmes em que vamos a pensar sair de lá cheios de medo? NÃO.



Mais um filme de terror em que passamos a maior parte do tempo a rir ? NÃO.



O que é então este filme? Depois de O Exorcista, [REC] de Jaume Balagueró e Paco Plaza é simplesmente O filme de terror por excelência!


A premissa da história todos já a sabem por já terem ouvido falar dela possivelmente N vezes... uma equipa de reportagem que acompanha a rotina nocturna de um quartel de bombeiros... Tudo muito calma até receberem um pedido de auxílio num prédio...


Para quem ainda não viu, não vou relatar nada da história pois ela merece ser vista. Merece MUITO ser vista! Especialmente se fôr numa sala de cinam (algo mais dificil neste momento) ou em casa com luzes apagadas e com o som bem alto (pequeno conselho que dou pois assim a intensidade do filme é muito mais... digamos REAL!).


Como disse não me vou adiantar sobre a história em si, mas apenas em pequenos aspectos da concepção do filme que achei não sou inovadores como BRILHANTES! Um deles é a utilização da câmera em movimento o que nos torna a nós espectadores quase como um dos intervenientes do filme na medida em que tudo aquilo que estamos a ver é quase como se fossemos nós próprios a filmar (acreditam que isto ajuda em MUITO a que o filme meta ainda MAIS MEDO).


Aliado a este anterior factor está a sensação claustrofóbica que sentimos ao longo do filme. Um prédio fechado e... bom... aqui já não avanço para que vejam e percebam que é o que interessa!


Por trás de tudo isto temos uma história que pode ter várias causas e nós como espectadores pensamos naquela que pode ser mais credível para justificar o que está a acontecer.


[REC] é a confirmação do excelente cinema de terror que nos chega regularmente de Espanha, e que quando falamos em terror é mesmo TERROR.
E para quem gosta do género só precisa de ter calma... que a sequela deste está quase a chegar às nossas salas de cinema.






10 / 10

2 comentários: