O Violino Vermelho de François Girard foi mais um daqueles filmes que quase passou esquecido. Não só para o público de uma forma geral mas também para os prémios grandes do seu ano tendo sido apenas nomeado para o Oscar de Banda Sonora (o qual venceu) composta por John Corigliano. Lindíssima e extremamente emocionante e emotiva são apenas algumas palavras que se lhe pode aplicar. Verdadeiramente sublime seria essa sim a minha descrição.
.
Seguimos a viagem de um violino. Desde a sua construção em Itália, as suas viagens pela Áustria até chegar à China e finalmente o seu leilão no Canadá. Contado assim seria uma coisa pela qual ninguém alguma vez teria interesse, no entanto além destas viagens, o filme trata de uma longa e exaustiva viagem pela vida de várias pessoas. Todas elas malditas ou amaldiçoadas. Terá sido do violino ? Não. Não se trata de um filme de terror mas sim de um drama profundamente intenso e emocional. Basta ver como ele foi construído.
.
Consigo transportou doença. Paixão. Loucura. Amor. Melodia. Com ele tudo acabou na morte. Até o seu desaparecimento foi quase uma realidade. Mas a tudo resistiu. Por muitos foi cobiçado. Por outros odiado. Mas resistiu.
.
As interpretações são fenomenais. Samuel L. Jackson tem um brilhante papel secundário como o homem que já nos nossos dias o descobre. Que irá ele fazer ? Que irá decidir ?
De destacar ainda os papéis de Greta Scacchi que já faz ANOS que não a via num papel de jeito tendo quase sido esquecida (o que é uma pena) e ainda a de Colm Feore.
.
Além da Banda Sonora de extrema qualidade este filme tem ainda de excelência o seu magnífico guarda-roupa de época na sua quase totalidade.
Como referi há pouco é de estranhar que não tenha alcançado mais destaque pois é um drama de extrema qualidade e com um argumento consistente e extremamente bem dirigido. Para quem gosta de filmes de época que tragam uma intensa carga dramática e emocional, este filme decerto não os desapontará.
.
(se alguém tiver conhecimento do dvd é favor contactar lol)
"Charles Morritz: What do you do when the thing you most wanted, so perfect, just comes?"
10 / 10
Sem comentários:
Enviar um comentário