sexta-feira, 26 de setembro de 2014

This Is the Way (2014)

.
This is the Way de Giacomo Abbruzzese é uma curta-metragem documental holandesa presente na respectiva secção competitiva nesta décima-oitava edição do QueerLisboa - Festival Internacional de Cinema Queer que decorre actualmente no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Joy é uma adolescente holandesa com duas mães lésbicas, Mo e Frei, e dois pais gay, Floor e Coen. Tem um namorado de origens Nigerianas, Timo e uma amiga portuguesa Bibi. Nascida através de insiminação artificial, este documentário filmado com um telemóvel é um olhar sobre o novo estilo de famílias e relacionamentos e a forma como estes podem influenciar a tradicional concepção sobre a família, a forma como esta é formada e principalmente sobre os afectos ou, em contrapartida, a sua ausência.
Através de um olhar quase mecânico, as relações são, para Joy, algo momentâneo e fugaz. Algo de curta duração com o único propósito de um momento mais ou menos bem passado e do qual podem existir, ou não, poucas consequências ou elos de ligação e identificação.
Com momentos intensos e bem dispostos, This is the Way é um documentário que no seu geral prima por alguma frieza e distância de qualquer tipo de afectividade mesmo que, no seu final, se aproxime da mensagem da continuidade e da família ainda que diferente daquela que tradicionalmente (seja lá o que isso fôr) seja para a maioria.
.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário