terça-feira, 23 de setembro de 2014

Carreteras (2013)

.
Carreteras de Denisse Quintero é uma curta-metragem mexicana de ficção presente na secção competitiva de Curtas-Metragens no QueerLisboa - Festival Internacional de Cinema Queer a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Carmela é uma jovem que leva uma vida pacata no campo onde cuida do seu avô, até que Abril, uma jovem mais cosmopolita chega à loja onde trabalha. Quando o carro desta avaria e ela passa duas noites na casa de Carmela, as duas desenvolvem uma atracção física e sentimental que irá quebrar o estilo de vida de ambas.
É no final, quando tudo aparenta tomar um novo ritmo que as duas jovens têm de tomar a decisão das suas vidas.
Nesta primeira curta-metragem enquanto realizadora Quintero, também a autora do argumento, entrega uma história que se inicia quase como pueril e vivida em silêncio como, muito rapidamente, faz o espectador emergir numa história carnal e de sedução latente que tão depressa se inicia como termina. A história, fluente e interessante, merecia um maior desenvolvimento eventualmente só possível com uma longa-metragem que explorasse um pouco do passado destas duas jovens mulheres e que permitisse assistir ao seu envolvimento não numa perspectiva voyeurista mas sim pelo interesse na sua assumida e crescente dedicação, empatia e sedução limitando-se aqui apenas aos lugares comuns de um amor homossexual correspondido mas que se ameaça perder em pouco mais de 48 horas.
Simpática pelas interpretações e pela conclusão (in)esperada, Carreteras é, no final, uma curta-metragem que demonstra ser capaz de ir muito mais longe na sua potencial concretização em algo "maior".
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário