domingo, 27 de dezembro de 2009

L'Ennemi Intime (2007)

Inimigos Íntimos de Florent Emilio Siri é um excelente filme francês sobre a questão da guerra da independência da Argélia que ocorreu nos anos 50.
Momentos de guerra à parte, que também os existem, o factor principal deste filme é mesmo os dramas pessoais no terreno bem como os dramas psicológicos que uma guerra causa no pós-guerra quando os soldados regressam a casa e para uma sociedade que não está simplesmente preparada para os receber.
Nos principais papéis temos as fantásticas interpretações de Albert Dupontel e Benoît Magimel. Um já soldado habituado a cenários de conflito e que já perdeu todas as ilusões sobre o que encontra, e o outro um jovem idealista com esperança de poder fazer mudanças nos locais para onde vai. Durante as duas horas a que assistimos a este fantástico filme assistimos a como os comportamentos destes dois homens podem ser alterados e os aspectos que os levam à mudança.
O cenário desolador a que assistimos é totalmente contrastado com a extraordinária banda-sonora de Alexandre Desplat que confirma ser um dos maiores compositores da actualidade que consegue com os seus acordes criar as mais belas e envolventes bandas-sonoras. São de facto magistrais.
Se existem aqueles que consideram que filmes franceses são dificeis de ver que mudem de ideias. Este filme é daqueles que nos consome à medida que vamos assistindo e arrisco dizer que é dos melhores dos últimos anos.

10 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário