segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Public Enemies (2009)

Inimigos Públicos de Michael Mann recria a época e a perseguição que foi feita a um dos maiores criminosos dos Estados Unidos dos anos 30, John Dillinger e que aqui é interpretado por Johnny Depp.
Se bem que um filme de gangsters, o que à partida é logo um atractivo para as atenções dos espectadores, facto é que este Inimigos Públicos está um tanto distante em termos de dramatismo ou de qualidade d'Os Intocáveis que já tem pouco mais de vinte anos em cima e que é tanto quanto me lembre o filme mais "próximo" em termos de temática deste género.
Enquanto nesse longínquo filme onde Kevin Costner e Sean Connery protagonizavam uma dupla com uma química notória e todos os outros os acompanhavam, aqui é quase uma tentativa de "one man show" de Depp que talvez por isso mesmo acaba por de certa forma falhar.
Depp tem sim mais um sólido desempenho, e outra coisa não seria de esperar, mas a pujança habitual com que o vemos noutros filmes aqui esmorece significativamente. A seu lado, como a mulher que ama, temos Marion Cotillard que tem novamente m bom papel, apesar de secundário, mas à excepção de uma ou outra situação a química entre ambos é praticamente inexistente e ficamos a pensar no que poderia ter sido, pois o que é de facto... é fraco.
Christian Bale assume aqui novamente o papel de justiceiro (após o Terminator Salvation e The Dark Knight), que tenta salvar a sociedade em que se encontra dos criminosos e do perigo. Estamos perante um assumido homem da lei.
No que diz respeito à parte ténica do filme, direcção artística e recriação da época, guarda-roupa e até mesmo arrisco dizer da montagem do filme, estes aspectos estão bem conseguidos. O ambiente envolvente a toda a acção está credível e eficaz mas os desempenhos dos actores, em especial de Depp, deixam aqui um tanto a desejar. Não é mau, mas não é o desejado ou sequer pretendido do actor. Talvez por isso tenha sido "afastado" da premiação da crítica que tem estado activa este mês e também dos Globos de Ouro onde o filme não recolheu nenhuma nomeação.
Nem tudo é mau... o filme consegue reunir umas quantas boas cenas de acção, nomeadamente a perseguição na floresta e a final no cinema. Essas sim conseguem ser fortes, mas a nível global este conseguiu deixar à espera de mais.

7 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário