quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Flammen & Citronen (2008)

Flame & Citron - Os Resistentes de Ole Christian Madsen é uma história passada durante a ocupação alemã da Dinamarca no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Nesta história real deparamos com dois dos mais importantes vultos da resistência dinamarquesa; Flammen (Thure Lindhardt) e Citronen (Mads Mikkelsen).
Pelo meio de intrigas inerentes à época que se vivia e de alguns atentados como forma de repudiar os ocupantes, neste filme temos um pouco de tudo, amor e traição, resistência e opressão que dão uma clara ideia da vida no país que tinha como única fronteira a Alemanha.
As interpretações de Mikkelsen e de Lindhardt são francamente boas e, dentro da contenção que é normal dado o papel que têm como resistentes, são expressivos e dramáticos o suficiente para que considerando a revolta e da resistência pudessem dar-nos a nós espectadores uma imagem clara da vivência que os cidadãos viviam vítimas de uma opressão sistemática. Ambos foram nomeados ao European Film Award de Melhor Actor devido a estas fantásticas interpretações.
Temos um filme bastante calmo e sem grandes sequências de acção ao contrário do que possivelmente se poderia esperar dado ser um filme passado num ambiente de guerra, no entanto como não se foca propriamente nela mas sim nas reacções das pessoas e no seu instinto de sobrevivência numa época de constantes adversidades.
Com uma cinematografia espantosa que em tons sombrios evoca os tempos negros que tanto a Dinamarca como a Europa viveram e uma magnífica banda-sonora da autoria de Karsten Fundal, este filme mostra ser um dos mais recentes pesos pesados do cinema Europeu. Apesar de poder ser inicialmente algo pesado de ver no sentido em que a acção do filme se desenrola mais calmamente, é sem dúvida um filme digno de se ver.

10 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário