terça-feira, 1 de dezembro de 2009

The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe (2005)

As Crónicas Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa de Andrew Adamson é um interessante filme de aventura e de fantasia num mundo paralelo que, tal como o título indica, está do outro lado de um guarda-roupa. Simplista a premissa inicial ou não o que é certo é que é um dos mais bem executados e bons filmes de fantasia dos últimos anos.
Com a acção a decorrer na década de 40 durante a guerra, quatro irmãos são enviados para uma csa afastada dos bombardeamentos da cidade onde encontram um mundo paralelo que devem libertar do jugo dominador de uma bruxa, brilhantemente interpretada (como sempre aliás) pela fantástica Tilda Swinton.
Com bons e sólidos efeitos especiais e uma caracterização excelentemente executada e vencedora do Oscar na categoria, esta história gira em torno de valores morais, da liberdade, da defesa de direitos, de humanidade (mesmo num mundo alternativo), da forma como se enfrentam os desafios e especialmente de como as pessoas podem mudar (e mudam) quando se deparam com uma enorme transformação que lhes é alheia.
É raro, ou pelo menos nos últimos anos tem sido raro, filmes de fantasia serem bem executados, no entanto este consegue aliar ao filme fantástico todas estas características, bons desempenhos e um sólido argumento a um filme que tem como base a defesa de ideais (e sim... estão lá todos).
Excelente para quem gosta não só de filmes com histórias do fantástico como também para ver como um bom argumento pode ser muito bem dirigido.

8 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário