quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

This Is England (2006)

This is England - Isto é Inglaterra de Shane Meadows é daqueles filmes que vi com alguma relutância mas que ao fim de 10 minutos já estava a adorar.
O realizador Shane Meadows dá-nos um retrato de uma Inglaterra e sobretudo sobre a juventude no início dos anos 80 após a guerra das Malvinas e o crescente desemprego que se fazia sentir no país.
Aqui seguimos a vida do pequeno Shaun que vive só com a mãe após a morte do pai na referida guerra, e que sem amigos se aproxima de um grupo de punks mais velho e no qual se insere aos poucos devido à graça que estes lhe acham. Adopta os seus comportamentos, as suas roupas e os seus hábitos e tudo parece correr bem, até ao dia em que chega um novo elemento ao grupo acabado de sair da prisão.
A partir daqui inicia o seu ritmo de adesão a um movimento mais nazi-fascista onde os ideais são a expulsão de estrangeiros e a supremacia britânica sobre tudo e todos.
Assistimos ao longo de todo o filme a um processo que passa desde a solidão e a aproximação da amizade, bem como a decadência de uma inteira geração de jovens que se viram sem objectivos ou sonhos nem qualquer tipo de recursos para uma vida normalizada.
Este filme é assim um perfeito retrato da Inglaterra dos anos 80 que o realizador Shane Meadows conseguiu recriar e onde as ilusões e desilusões de uma juventude são o tema central de toda a história.
Com uma banda-sonora da época excelente e um recriação tanto dos cenários como do guarda-roupa e da caracterização perfeitas, This Is England é um dos melhores filmes do ano vindos daquele país, e perfeito para um estudo de época de onde se retiram conclusões sobre os problemas que afectaram toda uma geração.



10 / 10


CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário